sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ministério de Fé e Política


Ministério de Fé e Política

O Ministério

O Ministério de Fé e Política (antiga Secretaria Matias) é o serviço da Renovação Carismática Católica para a evangelização da política, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. Como a política é "um espaço", evangelizar a política consiste em evangelizar "o político", ou seja, aquele que é vocacionado ou está no exercício da vida pública.
Desenvolverá programa e projetos que visem a evangelização e formação daqueles que são chamados ao exercício da política, visando a conversão dos corações e o compromisso com o Reino de Deus, tendo por fundamento a Doutrina Social da Igreja para todo e qualquer cristão.


Forma de atuar

Não tem por finalidade apoiar nem formar partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais. O apoio a candidatos às eleições deve acontecer no nível das comunidades eclesiais, de comum acordo com seus pastores.
Cabe aos Conselhos Estaduais e aos Diocesanos, decidir a forma com que apoiarão ou não os candidatos, após ouvirem os Grupos e Comunidades. Caso o candidato ocupe algum cargo de coordenação na Renovação Carismática, deve-se afastar durante o período da campanha eleitoral para evitar tensões e conflitos desnecessários.

"A Renovação Carismática Católica, como movimento eclesial, não tem e nem apoia candidatos especificamente, mas apoia e incentiva a participação na política daqueles que se sentem chamados a este serviço".

O serviço que a RCC presta, através do Ministério de Fé e Política, é no sentido de promover oportunidades para a evangelização e formação.

Deve-se evitar instrumentalizar a RCC para campanhas eleitorais bem como "transformar os Grupos de Oração em palanques".

Os candidatos assumidos pelas comunidades deverão, de comum acordo com sua Coordenação, desenvolver suas campanhas sem prejudicar as atividades da Renovação Carismática Católica, bem como evitando criar outras prioridades para os Grupos de Oração e Comunidades de Renovação que não sejam as próprias da RCC.

O Ministério de Fé e Política, eventualmente, promoverá campanhas para a conscientização da necessidade da participação de todos, das responsabilidades cristãs no direito de voto, do perfil do candidato que merece confiança e da importância da cidadania plena.

COORDENAÇÃO DIOCESANA
RODRIGO MARCONCIN - PIRULITO
Rua:Estevão Ruzza n°311 - Conjunto União
Cornélio Procópio - PR
Res.: (43) 3524-6796
Cel.: (43) 9922-0832
E-mail: pirulitorcc@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário