terça-feira, 8 de junho de 2010

Bispos brasileiros chegam ao terceiro dia da visita ad limina



Da Redação, com CNBB

Nesta terça-feira, 8, os bispos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), em visita "ad Limina Apostolorum" ao Vaticano participarão de uma Missa na Basílica de São Pedro. Em seguida, visitarão o dicastério da Congregação para os Bispos e da Congregação para a Doutrina da Fé.

Na Congregação para os Bispos, o bispo relator será o arcebispo metropolitano da arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha, abordará o tema Ministério Episcopal. E na Congregação para a Doutrina da Fé, o tema apresentado será "Estudo e o Ensino da Teologia - desafios e perspectivas", e terá como bispo-relator o arcebispo metropolitano da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo.

No segundo dia da visita ad Limina, nesta segunda-feira, os bispos visitaram o dicastério da Comissão para a América Latina e do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos.

Na Comissão para a América Latina, o secretário do Regional e bispo diocesano de Luz, Dom Antônio Carlos Félix destacou os desdobramentos pastorais advindos com as Conclusões da 5ª Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, em Aparecida (SP). Citou também as assembléias, planos diocesanos de pastoral e as missões populares. Dom Félix ressaltou as três grandes prioridades do Regional: Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia), rede regional de rádios e juventude em situação de risco.

O vice-presidente da Comissão para a América Latina (CAL), arcebispo Dom Octávio Ruiz Arenas, reconheceu alguns desafios em relação à missão permanente, sugerida por Aparecida e parabenizou o Brasil pelo seu empenho pastoral. Muitos bispos participaram da conversa, com intervenções.

No Conselho para a Unidade dos Cristãos, os bispos foram recebidos pelo Cardeal Walter Kaspers. O arcebispo metropolitano da arquidiocese de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da CNBB, Dom José Alberto Moura, destacou a realidade do ecumenismo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário