sábado, 1 de maio de 2010

MINISTÉRIO JOVEM


Ministério Jovem

Sobre o Ministério

Como um braço da Renovação Carismática Católica, o Ministério Jovem (antiga Secretaria Marcos) tem desempenhado um papel importante. Tem como finalidade atingir a juventude que se desperta para a vida cristã por meio de um carisma próprio do movimento da RCC.
Conforme o direcionamento no encontro dos ministérios, através da exposição do Coordenador Nacional do Ministério Jovem, deve ela cuidar dos jovens que se encontram com "febre"; A febre do desânimo, do descrédito, que atinge muitos jovens que estão à frente dos grupos de oração, e que ainda não querem reagir. Outra característica desse estado febril é levar as pessoas a ficarem carentes. Assim, é trabalho do ministério, levar esses jovens a serem curados desse estado e começarem a trabalhar, conforme podemos vislumbrar em Marcos 1,29 com a cura da sogra de Pedro que estava com febre e ao ser tocado pelo Jesus vivo ficou curada e pôs-se a servir.

Por ser um trabalho da RCC, o Ministério Jovem não se desvincula dela, não podendo assim, ser considerada como uma "nova corrente", se assim podemos dizer. Na verdade, como um serviço do grupo de oração, ela é uma inspiração de Deus para se alcançar os jovens por meio da identidade da RCC.

Sendo assim, o Ministério Jovem tem como maior expressão de vida os grupos de oração, podendo ser grupos de oração jovem, onde todos se encontram inseridos no âmbito do Ministério Jovem, ou grupos de oração misto, onde os jovens deste se encontram no ambiente do ministério.

Dessa forma, queremos com esta proposta, apresentar alguns pontos importantes, bem como um plano de ação para os dois próximos anos no Paraná, podendo sofrer ou não algumas alterações no decorrer da execução.


Pontos Importantes


Grupos de Oração

A maior e mais importante expressão da RCC. Por isso, não podemos ser Ministério Jovem, sem antes estarmos inseridos na vida de um grupo de oração, já que só é considerado membro da RCC quem participa de um grupo de oração, consequentemente o mesmo para os ministérios. Estes grupos de oração tem a função de fazer real a obra da RCC, que é levar as pessoas a reconhecer que Jesus Cristo é o SENHOR. Devendo todo esforço estar voltado para fazê-los comunidades de um povo que reza, que vive a fraternidade pelo acolhimento, pelo interesse de uns para com os outros, que levam as pessoas a amarem a palavra. Dessa forma, precisamos incentivar nossos jovens a valorizar a participação nos grupos de oração, quer seja pessoas da base ou de caminhada, uma vez que é ali que acontece a estruturação da fé, a transformação de vidas, a participação comunitária.


Grupos de oração jovem e misto

Existem grupos de oração somente de jovens e os mistos. Nos grupos de oração jovens temos trabalhado para alcançar a todos. Mas os mistos nem sempre. Precisamos estreitar os laços com os grupos mistos, realizando um trabalho junto deles também. Por exemplo: com todo o respeito ao coordenador do grupo, solicitar dele um representante para tratar de assuntos ligados aos jovens do grupo que ele coordena.

Unidade I

Trabalhar a unidade desses grupos de oração com os rumos apresentados pelo Ministério Jovem da diocese, de acordo com a realidade de cada uma, apresentando o ministério as propostas e incentivando os caminhos de forma unificada, com os mesmos objetivos traçados.

Unidade II

O Ministério Jovem é o ministério que envolve a vida jovem. Assim, um grupo jovem, por exemplo, é do ambiente do Ministério Jovem. No entanto, muitos membros dessa secretaria possui o carisma de serviço como música, teatro, dança (Ministério das Artes), intercessão (Ministério de Intercessão), trabalho social (Ministério Promoção Humana) e outros. Desta maneira, enquanto jovem (Ministério Jovem), tendo um carisma e/ou serviço (outro ministério), ainda acima de tudo Renovação Carismática, Igreja Católica. Não podendo perder isso de vista, pois o trabalho em unidade das secretarias enriquece, engrandece e santifica os grupos de oração.

Obediência e consquista

Obedecer e caminhar com os coordenadores diocesanos e/ou lideranças adultas é importantíssimo, pois, juntos a conquista torna-se maior.

Vida de Oração

Deus tem chamado a atenção para este item, pois conforme exposto no nacional, muitos coordenadores de grupos tem caído e levado outros com ele por falta de testemunho, que é consequência da falta da vida de oração. Precisamos bater nesta "tecla" da oração pessoal e também do testemunho, pois o evangelho antes de ser anunciado precisa ser vivido. A retomada da vida de oração é uma das características fortemente colocada no encontro das secretarias com o projeto reavivando a chama com Maria, onde muitas vezes temos buscado tanto a técnica esquecendo-se da unção, levando-nos a perder a característica mais marcante que é a conversão radical. Com a falta de oração, principalmente a pessoal, ficamos envergonhados, fazemos concessões com as nossas atitudes, e a característica da conversão que refletia em sinais exteriores foi sumindo. Como objetivo de reavivar a chama do Espírito Santo em nós, temos a proposta de uma constante busca santificação, pois a vontade de Deus é que sejamos santos, conforme percebemos com os dizeres de Pedro.
"A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sêde também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sêde santos, porque eu sou santo" (I Pedro 1,15-16)
Como disse o Reinaldo (Presidente da RCC-Brasil) "Não aspirar ser santo é viver uma vida medíocre e superficial". (Encontro das secretarias em Aparecida - 2002). Assim, com a oração viva em nós vamos buscar uma radicalidade na conversão e na santidade.

COORDENAÇÃO DIOCESANA
Marcos Antonio Gomes
Assaí - PR
Cel.: (43) 8432-3467 ou 9934-6788
E-mail: marcos.ortofisio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário