terça-feira, 4 de maio de 2010

Ministério da Pregação


Ministério de Pregação

O que é?

O Ministério de Pregação (antiga Secretaria Pedro) realiza a missão precípua da Igreja Católica de pregar o Evangelho a toda criatura, missão esta que é determinada pelo Batismo que recebemos e que nos faz sermos Igreja Viva, e fazermos exatamente como Jesus fez e mandou que os seus Apóstolos e Discípulos fizessem:
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". (Mc.16,15)
Não só prega como ensina a pregar, forma pregadores, como os demais ministérios que fazem a formação para o bom exercício do carisma de cada um. Pois não basta ter o Dom, é preciso saber exercê-lo de forma equilibrada e coordenada para que os frutos sejam abundantes e permanentes.

Formação de Pregadores e Formadores

Para haver uma boa formação de pregadores e formadores, necessitamos trabalhar em três áreas, a saber: conhecimento, unção e comunicação.
A área do conhecimento pode ser buscada nas várias vias de formação que são oferecidas pela Renovação. Tais como: formação doutrinária oferecida no módulo básico ministrado pelo Ministério de Formação, formação oferecida nos diversos encontros e seminários, nos recursos audiovisuais, nos livros e apostilas.

Quanto à área da unção, neste ano, foi iniciado um novo projeto que visará diretamente ao atendimento de nossa necessidade de unção. Entretanto, são oferecidos dois encontros que ajudam os pregadores e formadores a aplicarem seus carismas com mais eficácia na nova etapa da Ofensiva Nacional, denominada "Reavivando a Chama". Trata-se dos encontros "ANUNCIA-ME" e "ARDOR MISSIONÁRIO". Esses encontros ajudam os pregadores e formadores a se abrirem um pouco mais à unção do Espírito Santo.

Já em relação ao quesito comunicação, está sendo desenvolvido um projeto simples, cuja finalidade é equilibrar a informação (a teoria) com a prática. O objeto deste estudo é a oratória sacra.

Além dessas áreas, que visam a atender a formação dos pregadores e formadores, a fim de capacitá-los para o exercício dos ministérios da formação e da pregação, é oferecida ainda uma formação específica para a evangelização realizada nos grupos de oração, desenvolvida em um encontro denominado "ARAUTOS DA SALVAÇÃO".

COORDENAÇÃO DIOCESANA
Moacir Fortunato
Uraí - PR
E-mail: moacirrcc@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário