sexta-feira, 23 de abril de 2010

M.C.S - Ministério de Comunicação Social


M.C.S - Ministério de Comunicação Social

O ministério

O Ministério de Comunicação Social (antiga Secretaria Gabriel), oficializada pelo Conselho Nacional da RCC, funciona em vários estados do Brasil evangelizando através da mídia impressa, televisiva e radiofônica. Tem como objetivo dar uma resposta eficaz e clara ao anúncio do evangelho de Jesus Cristo neste terceiro milênio.
Quando o anjo Gabriel comunicou o plano de salvação do Pai à virgem Maria, ela pôs-se a pensar o que aquilo significava;

"Entrando, o anjo, disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo."(LC 1, 28).
Aconteceu ali a maior comunicação de todos os tempos - o projeto de salvação de Deus para com o seu povo se realizava - e após o diálogo com o anjo, a resposta de Maria foi um SIM, sem hesitação nenhuma.
O Ministério de Comunicação Social, da Renovação Carismática Católica (RCC), também vem responder o seu SIM, como Maria, sem hesitar, buscando levar o nome de Jesus Cristo a todos os lugares possíveis, através dos meios de comunicação social: rádio, tv, jornais, revistas, internet, etc, e vai além, se colocando a serviço das demais ministérios para um trabalho de marketing, fazendo com que as pessoas que têm fome e sede de Jesus, vejam de forma mais clara e evidente que a salvação é para todos, basta dizer o seu SIM.

O trabalho realizado neste ministério é de grande relevância, agilidade e rapidez são características que devem colaborar para eficácia da comunicação efetiva, precisamos evangelizar, seja por cima dos telhados, como diz o evangelista Mateus (10, 27b), ou no seu Grupo de Oração(GO), que é a base de nosso movimento. Neste espaço (GO), acontece a efusão do Espírito Santo. Seu grupo de oração precisa muito de pessoas que saibam aproveitar com eficiência os meio de comunicação, para que a sua comunidade possa conhecer cada vez mais este Jesus que é o motivo da existência da RCC.

O trabalho deste ministério, como as demais, não teria sentido se o Espírito Santo não se fizesse presente, e nós temos a certeza que ela nasce para somar forças na e pela unidade, com muita simplicidade, do jeito de Maria, a mãe de Jesus, o nosso salvador.

O Ministério de Comunicação Social quer dar uma resposta ao plano de Deus, que é pregar o evangelho a toda criatura, no entanto, é necessário que saiamos do nosso comodismo e atendamos ao apelo de Deus, dando uma resposta eficaz aos anseios de seu povo, que vive concretamente num mundo repleto de dúvidas e incertezas.


Como montar o Ministério?

Organizar o ministério no seu Grupo, com 07 pessoas, para que cada núcleo tenha uma pessoa responsável, assim o coordenador e seus colaboradores poderam se reunir para rezar e avaliar os passos que a mesma tem dado rumo aos objetivos propostos pela Coordenação Diocesana, que está sempre em comunhão com as diretrizes do Estado, para que aconteça uma mesma linha de ação, unidos pelo Espírito Santo.
A Oração, o Louvor e o Clamor do Espírito Santo devem se fazer marcas indeléveis na implantação deste ministério nos Grupos (antes de realizar qualquer projeto, primeiro passo estar em oração para sentir a vontade de Deus, buscar discernimento no Núcleo Diocesano e depois realizá-lo).

"Valorizar a presença na comunidade local de pessoas com formação especial no campo da comunicação, convocando-as e animando-as a integrar os projetos na área da comunicação social dentro da Igreja", conforme o Documento 59 da CNBB, valorizando, acima de tudo os carismas que nós vivenciamos dentro da RCC.

Preparar, em nível de Grupo de Oração, pessoas que saibam trabalhar com novas tecnologias, a informática acima de tudo, para apoiarmos nossos grupos de oração e podermos também evangelizar através da internet, meio comunicacional de grande valor.


Estrutura de Trabalho

De acordo com a Coordenação Nacional do Ministério de Comunicação Social, seu trabalho se dividirá em NÚCLEOS, facilitando o desenvolvimento da mesma dentro do Estado, Dioceses e Grupos de Oração.

•Núcleo de Mídia Eletrônica: meios eletrônicos, televisão, rádio e áudio em geral.
•Núcleo de Publicações: jornais, revistas, mala direta, material publicitário e promocional.
•Núcleo Eventos: out-door's, painel front light, bus-door's, placas e faixas.
•Núcleo Imprensa: entrevistas, releases, coletivas e repostagens.
•Núcleo de Relações Públicas: representação em eventos.
•Núcleo de Formação: organização de cursos, palestras e encontros, capacitação de equipes de trabalho.

COORDENAÇÃO DIOCESANA
Marcos Antonio Momesso
Rua:Professor Victor Ferreira do Amaral n°116 - Vila América
Cornélio Procópio - Pr
Com.: (43) 3524-1315
Cel.: (43) 8443-3457
E-mail: marcosmomesso@hotmail.com ou cornelio@rccparana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário