quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

BISPO DOM GETULIO NOS FALA SOBRE A CELEBRAÇÃO DO NATAL DO SENHOR


                                       Artigo de Dom Getúlio: A Celebração do Natal do Senhor


“Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!(Lc.2,11)


É com afeto que saúdo a todos pela passagem e vivência da celebração do Natal do Senhor. No tempo do Advento estivemos unidos com Maria e com os irmãos de fé à espera de Cristo. Ainda estamos imbuídos pela solenidade da Senhora Conceição, no dia 8 de dezembro, em pleno tempo do Advento, onde vivemos na liturgia à luz do mistério de Cristo Redentor, que contemplamos hoje na manifestação do Natal.
O Papa Paulo VI nos ensina na Exortação Marialis Cultus a relação dessa festa e a comemoração do Natal do Senhor: “Na solenidade do Natal a liturgia, não apenas por ocasião da data festiva da Imaculada Conceição de Maria, recorda a escolha e missão da Virgem Maria na acolhida do seu Filho. Desta maneira, os fiéis devem procurar viver, no verdadeiro espírito natalino, considerando o amor inefável como a Virgem Mãe esperou o Filho, serão levados a tomá-la como modelo e estarem preparados e abertos para acolher o Salvador que vem.”
Ajudados que somos pela palavra do Senhor durante o tempo do Natal, já vivemos um novo ano litúrgico, esta caminhada espiritual que terá o seu ponto culminante na festa da Páscoa, dia 24 de abril de 2011. A festa do Natal nos leva a sairmos de nós mesmos e fala-nos da eminente dignidade da pessoa humana: grande por causa da “imagem e semelhança de Deus”, encarnando-se , assume a condição humana exceto o pecado.
No Natal contemplamos e adoramos o Menino Jesus no presépio e principalmente em nossas vidas. Convida-nos a fixar especialmente a nossa atenção também em Maria e José, a família de Jesus. Esta família, porém, não se limita à contemplação da cena de Belém. Ela nos leva a meditar sobre o modo como a Sagrada Família viveu a sua existência , sobretudo em Nazaré; leva-nos a descobrir os laços que uniram estas pessoas que viveram a realidade de um lar.
Natal é tempo de louvor e agradecimento a Deus pela obra da nossa redenção. Somos amados e agraciados pelos gestos salvíficos de Cristo, emanados a cada momento da nossa vida e história. Só nos resta estarmos atentos e acolhedores a tanta bondade do Senhor!
O meu sincero obrigado a todos, os meus diocesanos, por todo o serviço generoso à Igreja. Mediante a intercessão de Maria, esposa do Espírito Santo, confio a Cristo os meus queridos diocesanos e desejo que todos cresçam no encontro pessoal com o aniversariante nestes dias das festas natalinas e passagem de ano. A cada um em particular, às famílias e assim como a todas comunidades da diocese, concedo do íntimo do coração a minha bênção episcopal. Nossa Senhora nos ajude a perceber, acolher e viver a chegada do Salvador, a fim de que o seu Reino triunfe na terra e todos sejam salvos.


Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD
Bispo de Cornélio Procópio-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário